NOSSAS IDÉIAS E ATITUDES TÊM UM PAPEL: TRANSFORMAR A REALIDADE!

Create your own banner at mybannermaker.com!
Protected by Copyscape Duplicate Content Software

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

CALÇADOS DESPORTIVOS, ESTOU USANDO O CORRETO PARA MEU TIPO DE ATIVIDADE?

Photo ImageShack

Nos dias atuais o que mais se vê são pessoas praticando esportes,  nas ruas, praças, academias.
Mas será que elas estão tendo a indicação correta do calçado a ser usado em sua atividade fisica?
Saiba que a escolha certa dos calçados desportivos garante o sucesso de sua atividade pois não lhe trará problemas ocasionados pelo uso incorreto desses calçados.

Falaremos aqui de alguns tipos de esportes e a indicação do tipo de calçado mais apropriado para eles:

- Aeróbia: tênis que possuam leveza mas muito bem acolchoados principalmente na região anterior do pé que é onde mais se concentram as cargas nesse tipo de esporte;
-Corrida: calçados devem ter uma elevação da parte anterior do pé (spring) que dá a sensação de que a sola é levemente arqueada para cima acarretando na diminuição da força exercida pelos pés, quando do desprendimento da passada. Deve ter a sola externa virada sobre a parte anterior da biqueira para que proteja os dedos e reduza o desgaste da cobertura. Deve ser flexível, com contrafortes firmes para os calcanhares e acolchoados para trás e para baixo, protegendo assim o máximo contra os choques ocasionados pela corrida;
- Caminhada: tênis leves e bem acolchoados principalmente nos calcanhares e ponta dos pés com o solado na forma arqueada (spring), com solado rígido para evitar que os dedos sejam sacrificados;
- Futebol de Campo: chuteiras de material sintético, leve porém resistente para que seja mantida a sensibilidade e a flexibilidade dos pés com língua bem acolchoada e firme protegendo, assim, os tendões dorsais dos pés. Deve ter cravos de alturas e formatos diferentes em seu solado;
- Futebol de Salão: calçados com muita proteção para os dedos, com aderência e estabilidade laterais. Deve ser leve e raso para não atrapalhar a movimentação da pessoa. Deve ser bem acolchoado na parte anterior pois é lá que se concentram as cargas nesse tipo de esporte;
- Tênis: calçado com flexibilidade na ponteira que garanta a rápida subida à rede. Devem ser leves e flexíveis mas com muita resistência;
- Basquete: solas grossas e firmes que tenham cano alto para dar estabilidade ao tornozelo e garantir a segurança contra torções.

É bom lembrar que quanto melhor tratarmos nossos pés mais poderemos contar com eles sadios e exercendo as suas funções, sem qualquer tipo de dor ou desconforto.
Essas informações têm  objetivos meramente informativo e educacional. Para  fins  de   orientação  procure o profissional adequado para o devido esclarecimento.

sábado, 25 de setembro de 2010

DOUTORES DE CORAÇÃO EM ENTREVISTA NA TV+

Dreamstime image

Amanhã, dia 26 de setembro, às 21:00h, na Rede TV + (canal 5 da Net e 8 da TV A),  entrevista com Dr. Alexandre Drumond, coordenador médico do Projeto Doutores de Coração.
Uma ótima oportunidade para todos aqueles que querem conhecer melhor nosso trabalho na área de saúde preventiva.
Assistam!


Ana Porto
Gestora
IDCOR

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

ÓCULOS "FUNDO DE GARRAFA" PARA MIOPIA, NUNCA MAIS!

 Foi aprovada pela Anvisa a venda de lentes intraoculares, fabricada pela ALCON, para corrigir a miopia de 6º a 16,5º porém é aconselhado seu implante para pessoas portadoras de miopia a partir de 9º.
Esta lente é implantada através de um procedimento cirúrgico em que é colocada na frente da íris sem que haja o desgaste da córnea ou que se mexa no cristalino do olho e sua indicação é para pessoas que não possam fazer o procedimento de correção do distúrbio à laser (método menos invasivo mas com contraindicação nos casos de córnea muito fina ou grau muito alto de miopia).
Esse procedimento dura cerca de 30 minutos, com anestesia local, em centro cirúrgico, com baixo risco e não requer internação. O pós-cirúrgico requer apenas pequenos cuidados e não impossibilita o paciente de seus afazeres e de ausentar-se do trabalho.
A cirurgia é contra-indicada para quem tem problema de retina, glaucoma e catarata.
A consulta com um médico especialista e capacitado para tal procedimento é de suma importância.
Essas informações têm  objetivos meramente informativo e educacional.
Para fins de orientação médica e diagnóstico procure um profissional para o devido tratamento.

RISCO CARDIOVASCULAR, O QUE VOCÊ DEVE COMER?

O post de hoje fala  sobre alimentos e sua importância na dieta e evidências científicas dos benefícios que eles trazem.

Hoje em dia sabemos que devemos evitar os alimentos ricos em gorduras saturadas (aquela gordurinha da carne) e os ricos em gorduras poliinsaturadas (famosa gordura trans presente em sorvetes cremosos, biscoitos recheados) pois são ricos em gordura hidrogenada
 Conhecemos também alimentos ricos em gordura polisaturada, a exemplo do ômega 3 encontrado em peixes e em certos vegetais  e a monoinsaturada encontrada no óleo de oliva e nas oleaginosas (amêndoas, nozes). 
Ômega 3 - encontrados em peixes gordurosos como o salmão , o atum, sardinha e outros.
Evidências mostraram que o risco de mortalidade em mulheres que ingeriam peixe mais de 5 vezes por semana foi menor 34%( um excelente resultado) comparadas a 31% nas que ingeriam peixe 2 a 4 vezes por semana, 29% nas que ingeriam 1 x por semana e 21 % nas que ingeriam 1 vez por mês. Mostrou também  29% de redução na mortalidade total em homens pós infarto agudo do miocárdio que foram recomendados a ingerir 200g a 400g de peixes gordurosos por semana, isso corresponde a 500 a 800mg de ômega 3.  
Estudo comparou o ômega 3 com a vitamina E e mostrou que a vitamina E não reduz risco cardiovascular mas que o ômega 3 reduziu o risco cardiovascular total em 15% nos desfechos de morte, acidente vascular cerebral não fatal e infarto agudo do miocárdio não fatal.Também foi observada a redução da mortalidade total de 20% e da morte súbita em 45% após 3,5 anos de seguimento.

 Ômega 3 dos vegetais - presente em grandes quantidades nos óleos de linhaça , soja e canola.

Outros benefícios do ômega 3 apontam para gestação, doenças reumáticas e inflamatórias e doenças senis como a doença de Alzheimer.
 
No azeite de oliva encontramos além dos óleos monosaturados, os polifenóis que são encontrados no vinho também. O Óleo de Oliva extra virgem é rico em polifenóis, o refinado não. Em um trabalho comparando dois grupos de pacientes idosos hipertensos que ingeriram respectivamente óleo de oliva extra virgem e óleo de girassol, tivemos uma redução do níveis de pressão arterial e menor oxidação do LDL(colesterol ruim) no grupo que teve a ingesta de óleo de oliva extra virgem durante 3 semanas. O que não ocorreu com o óleo de girassol. O que pode explicar essa diferença são as propriedades antioxidantes e antihipertensivas dos polifenóis que encontramos no azeite de oliva extra virgem e não encontramos no óleo de girassol. 
  
Oleaginosas - Uma dieta em que houve ingestão de amêndoas (73g/dia) mostrou benefício no aumento do Hdl (colesterol bom), redução do Ldl (colesterol ruim) em quase 10% e redução de 14% no Ldl oxidado e de 7% na lipoproteína A (fator de risco também muito em voga recentemente.) Esse efeito no Hdl e na Lpa é exclusivo das oleaginosas (amêndoas por exemplo).

Essas informações têm  objetivos meramente informativo e educacional. Para fins de orientação médica e diagnóstico procure um profissional para o devido tratamento.

Dr. Ricardo Drumond
Médico endocrinologista
Coordenador Técnico 
Projeto Doutores de Coração

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

MOLUSCO E IDCOR, MODA E SAÚDE EM UM SÓ ESTILO! COMPRE ESSA IDÉIA!

Mais uma vez o IDCOR recebe o apoio de uma empresa que tem compromisso com a Responsabilidade Social:

                         A "MOLUSCO", assim como nós, sabe que tanto quanto a educação, cultura e meio ambiente, a SAÚDE de nossa gente também precisa ser vista e cuidada com seriedade e prioridade, pois um povo saudável é garantia de uma cidade, um estado, um país que tem longevidade com baixo custo, produtividade, auto estima e, nos remetendo ao poeta:

E a VIDA o que é? Diga lá meu irmão!

 Para nós VIDA é SAÚDE, é o compromisso em levar a todos aqueles que necessitam a possibilidadae de fazer uma revisão, recebendo atendimento gratuito e de qualidade em diversas áreas.

Mais de 6000 usuários distribuídos em 11 comunidades já tiveram a oportunidade de usufruir de nosso trabalho e queremos continuar levando o Projeto Doutores de Coração a mais pessoas e para isso, contamos com o apoio de nossos voluntários e de empresas que acreditam que é possível diminuir as desigualdades e que somos as ferramentas dessa transformação.

E para que esse trabalho possa cada vez mais crescer e beneficiar mais pessoas a MOLUSCO estará lançando em breve uma linha de produtos cuja parte da venda será revertida para o IDCOR 

http://www.molusco.com.br/blog/?cat=14

Aguardem, em breve, por mais  notícias!

Ana Porto
Gestora
IDCOR

Vera Drumond
Presidente IDCOR

Sergio Honorato
Diretor Institucional IDCOR

Dr. Alexandre Drumond
Coordenador Médico Projeto Doutores de Coração

Dr. Ricardo Drumond
Coordenador Técnico Projeto Doutores de Coração

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

COLESTEROL+TRIGLICERÍDEOS+GLICEMIA ALTOS, MUITO CUIDADO COM ELES!

Image Dreamstime

Volta e meia escutamos no consultório médico um paciente reclamando pelo fato de não ser gordo, não comer "gordura" e mesmo assim ter colesterol alto. Não obstante o aumento de peso e a ingestão de gordura animal possam aumentar o colesterol, o componente hereditário é decisivo. Aquele indivíduo tem colesterol alto constitutivamente, porque os instrumentos de que o organismo, mais especificamente o fígado, lança mão para remover o excesso de colesterol circulante, não existem em quantidade suficiente ou não funcionam em sua plena capacidade. Um a cada 500 adultos tem uma anormalidade genética que impede o organismo de processar adequadamente o LDL colesterol. Tais indivíduos terão o colesterol alto mesmo ingerindo gordura em quantidades pequenas.

Recomenda-se dosar o colesterol no sangue a cada 5 anos a partir dos 20 anos de idade. A chance de desenvolver doença do coração aumenta proporcionalmente ao aumento do colesterol. Os níveis ideais situam-se abaixo de 200 mg/dl
Indivíduos acima de 35 anos e com colesterol em níveis ideais não precisam de tratamento. Quem tiver colesterol total elevado e LDL acima de 130, necessita dieta, perda de peso e exercícios. Recomenda-se o uso de medicação para aqueles com LDL alto, acima de 190, apesar da dieta. Para quem tiver mais de dois fatores de risco, a recomendação de remédios é feita em níveis mais baixos de LDL, por volta de 160.
Já para os indivíduos sabidamente portadores de doença coronariana,ou diabéticos recomenda-se uma abordagem mais agressiva com uso de remédios para quem tiver LDL acima de 130, visando deixá-lo abaixo de 100. Se no caso for um diabético com doença cardiovascular é recomendado tratar o LDL para menos de 70mg/dl.
Os triglicerídeos são a principal gordura originária da alimentação, mas podem ser sintetizados pelo organismo. Altos níveis de triglicerídeos (acima de 200) associam-se a maior ocorrência de doença coronariana, muito embora altos níveis de triglicerídeos costumem estar acompanhados de baixos níveis de HDL. No diabético já foi provado que o triglicerídeo alto é tão perigoso quanto o LDL. O triglicerídeo costuma estar aumentado na diabetes dscompensada, portanto só se consegue fazer uma redução completa do aumento do triglicerídeo quando controlamos a glicemia. Por isso um erro muito comum é o paciente se entupir de frutas pois  fruta tem açucar (frutose) e esta aumenta os níveis glicêmicos do paciente que consequentemente aumenta os triglicerídeos.

As chamadas dietas ricas em gorduras saturadas, ao contrário das insaturadas, têm a propriedade de aumentar o colesterol. Esse tipo de gordura é principalmente encontrado nos alimentos de origem animal, principalmente carne, queijos, leite integral, manteiga, cremes. 
A maioria dos óleos vegetais, exceção feita à gordura de coco e óleo de cacau, é rica em gorduras insaturadas e não eleva o colesterol. Os óleos de oliva e canola são ricos em gorduras monoinsaturadas e tem um efeito protetor contra a aterosclerose coronariana. Infelizmente alguns óleos vegetais podem ser convertidos em gorduras saturadas por processos industriais de hidrogenação, são justamente aqueles responsáveis pelas margarinas "cremosas", que devem ser evitadas.
Essas informações têm  objetivos meramente informativo e educacional. Para fins de orientação médica e diagnóstico procure um profissional para o devido tratamento.

Dr. Ricardo Drumond
Médico Endocrinologista
Coordenador Técnico
Projeto Doutores de Coração