NOSSAS IDÉIAS E ATITUDES TÊM UM PAPEL: TRANSFORMAR A REALIDADE!

Create your own banner at mybannermaker.com!
Protected by Copyscape Duplicate Content Software

terça-feira, 26 de abril de 2011

Dia Mundial de Prevenção e Combate a Hipertensão

Eu sou 12 por 8” é uma campanha humanitária do Departamento de Hipertensão Arterial da Sociedade Brasileira de Cardiologia, em parceria com muitas outras entidades, para informar a população sobre como é importante aferir periodicamente a pressão arterial e mantê-la em níveis normais. A Campanha visa apoiar o trabalho dos médicos e profissionais de saúde, difundindo junto à população a importância de seguir as orientações médicas, fazer o uso regular da medicação e adotar bons hábitos para a melhoria da qualidade e da expectativa de vida.

Hipertensão no mundo e no Brasil

A mortalidade por doenças cardiovasculares aumenta progressivamente com a elevação da pressão arterial a partir de 115/75 mm Hg de forma linear e contínua. A cada ano, cerca de 7,6 milhões de mortes, 14% do total, no mundo são atribuídas à hipertensão, sendo 54% por acidente vascular cerebral e 47% por doença isquêmica do coração. Cerca de 80% dessas mortes ocorrem em países de baixo e médio desenvolvimento econômico e mais da metade em indivíduos entre 45-69 anos. A hipertensão não tratada pode reduzir em até 16,5 anos a expectativa de vida.

No Brasil, a hipertensão afeta 36% dos homens adultos e 30% das mulheres. Ocorrerem mais de 300 mil óbitos anuais por doenças cardiovascularesisquêmica do coração e doença hipertensiva. A doença renal crônica causa mais 10 mil óbitos anuais no país, ocasionando ainda a inclusão de 95 mil pessoas em programas de diálise.

Saiba mais no site: http://www.eusou12por8.com.br/  
                             http://cientifico.cardiol.br/

segunda-feira, 25 de abril de 2011

A campanha nacional de vacinação contra a gripe

A campanha nacional de vacinação contra a gripe começa na próxima segunda-feira (25). A meta é imunizar 23,8 milhões de pessoas. A partir deste ano, além de idosos e indígenas, crianças entre 6 meses e 2 anos de idade, grávidas e profissionais de saúde também serão vacinados. A vacina protege contra os três vírus que mais circulam no Hemisfério Sul, inclusive o da influenza A (H1N1) – gripe suína.


No caso das crianças, a vacina é aplicada em duas etapas. Na primeira vez, é aplicada meia dose. No mês seguinte, os pais devem voltar ao posto de saúde para que seja aplicada mais meia dose na criança.

A vacina é contraindicada para quem tem alergia a ovo. Quem apresenta deficiência na produção de anticorpos, deve consultar antes um médico.

Estudos indicam que a vacina contra gripe reduz em até 45% as internações por pneumonia na população com mais de 60 anos de idade.

O Ministério da Saúde distribuiu 33 milhões de doses para estados e municípios, a maior parte para a Região Sudeste, 14,3 milhões.

No dia 30 de abril, um sábado, será o dia nacional de mobilização quando os 65 mil postos de saúde do país ficarão abertos durante todo o dia para vacinar a população. A campanha segue até o dia 13 de maio.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Feliz Páscoa

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Geria...o quê?

      O mundo está cheio de informação para oferecer, mas nem sempre sabemos o que estamos lendo. A Geriatria é um termo que se torna cada vez mais presente no nosso cotidiano.

Mas o que significa???

Geriatria é uma parte da medicina especializada em pessoas acima de 60 anos.

“Médico de velho?”

     Na realidade, todos nós estamos envelhecendo a partir dos 25 anos e o geriatra é o médico que entende perfeitamente desse envelhecimento.

     O médico geriatra age como o clínico geral para quem tem acima de 60 anos, tanto homens como mulheres. Assim como há o pediatra para as crianças, existe o geriatra para os idosos.

Normalmente, o paciente procura o geriatra para uma avaliação geral e especializada das questões que mais acometem essa faixa etária: osteoporose, quedas, pressão alta, diabetes, entre outras questões. Porém, é muito importante ter a iniciativa de procurar o geriatra com regularidade para prevenção de doenças e manutenção da saúde.

 
     É importante saber que o geriatra atua em parceria com médicos cardiologistas, endocrinologistas, ginecologistas, etc. Na realidade, age em conjunto com todas as outras áreas da medicina.

     O principal papel do geriatra não é somente o tratamento das doenças, mas promover o bem estar do paciente e oferecer melhor qualidade de vida para os que possuem acima de 60 anos.

Portanto, não há motivos para preconceitos.

Procure logo um geriatra!



Espero que tenha explicado um pouquinho sobre a Geriatria!



Dr. Maurício Ramos CRM : 52.89988-7

Tel : (21) 88873881 E-mail: drmauricioramos@gmail.com

PSICOLOGIA PREVENTIVA E ATAQUES EM ESCOLAS



Alguns dias após a tragédia que atingiu alunos e professores da Escola Tasso da Silveira, na Cidade do Rio de Janeiro, ainda é forte a preocupação com as consequências deste ato tão violento. Lembramos que casos semelhantes ocorreram em outros países, desde o Massacre de Columbine, nos Estados Unidos, em 1999, até o da Holanda, pouco depois do Rio. 
Na Mídia

Devemos refletir sobre o papel positivo das mídias sociais, em sua incessante divulgação, após o ocorrido. Elas podem contribuir para a prevenção deste e de muitos outros tipos de ataque. É necessário uma abordagem que: estimule o indivíduo com o transtorno a procurar ajuda profissional; provoque, nos pais, nos educadores e nos próprios alunos, o sentimento de preservação, da integração grupal, tão necessária à sobrevivência dos aglomerados urbanos, cada vez mais estressados e agredidos pela própria condição de aglomerados.

Quando a notícia é transmitida massivamente, de forma até leviana, possibilita que o estímulo se torne negativo. Propicia o afloramento do transtorno nos indivíduos predispostos e embota a consciência do público, provocando a banalização e o esquecimento da prevenção.
 
Na Psicologia

O papel da Psicologia, nas escolas, nesse contexto, é o de orientar os jovens e suas famílias a respeitar a diversidade, a lidar com a violência urbana, a conhecer e canalizar seus próprios ímpetos agressivos, liberando sua criatividade e afetividade. Isto pode ocorrer através do desenvolvimento de atividades e vivências, que permitam desabrochar suas características positivas, e dos atendimentos individuais em casos específicos.

No Lar

A aproximação de pais e familiares com a escola, provocada por apelos como reuniões, palestras, feiras, festas, trabalhos conjuntos, pode ter como consequência a maior integração em casa, na mesa de refeições, nas conversas diárias, nas trocas afetivas. São coisas que parecem pequenas, mas que podem gerar resultados favoráveis na relação escola-família.


O alerta é para a prevenção, que começa em casa, passa pela escola e está vinculada ao amor.

Casos semelhantes ao da Escola Tasso da Silveira

(Rio de Janeiro, 7 de abril de 2011)



1. 1999: Massacre de Columbine, no Colorado, EUA, com 15 mortos, entre professores e alunos,

inclusive os atiradores.

2. 2001: Calouro massacra colegas na Universidade da Califórnia, EUA.

3. 2001: Estudante japonês massacra colegas em escola de Osaka.

4. 2007: Estudante sul-coreano massacra 33 colegas na Universidade de Virgínia, EUA.

5. 2007: Estudante armado massacra colégio na Finlândia.

6. 2008: Atirador mata estudantes em escola de Jerusalém e é morto em seguida.

7. 2008: Campus da Universidade do Estado de Illinois, EUA, vira campo de batalha, com ex-aluno

atirando nas pessoas.



Ana Gabriela Ribeiro Pereira

Psicóloga - CRP 29703 / 5ª Região - Instituto Doutores de Coração



terça-feira, 19 de abril de 2011

TRAUMA DENTAL? O QUE FAZER?

        Uma queda, um tombo, um acidente ou até mesmo certos esportes ou brincadeiras mais brutas podem ocasionar fratura ou avulsão dos dentes.
 
       Sendo uma das mais sérias emergências dos consultórios odontológicos, a avulsão dental, acomete grande número de pessoas, principalmente crianças e adolescentes, ocasionando certo desespero e dificultando até em saber quais condutas tomar após trauma.

         De início, é importante saber que para um sucesso do tratamento em dentes avulsionados, o reimplante do elemento em seu respectivo alvéolo dentário, está intimamente relacionado com o tempo que se leva para reimplantar. Porém, seguir os passos, desde seu manejo e meio de transporte do dente, à técnica de reimplante, tratamento do dente reimplantado e acompanhamento do mesmo, leva a um resultado favorável.

          Os procedimentos feitos pelo cirurgião-dentista abrangem não só o reimplante, como também o uso ou não de amarrias (contenção), antibióticos e tratamento endodôntico. Logo, o tratamento correto no consultório também favorece o sucesso do reimplante.

Dicas:

- Havendo sangramento, comprimir a região com gaze ou pano limpo.

- Encontre o dente perdido, mas cuidado para não tocar na região da raiz dental. Segurar e transportar o dente somente pela coroa.

- Lavar o dente perdido sem tocar na raiz com soro fisiológico ou leite, e armazená-lo em um recipiente com leite, soro fisiológico ou a própria saliva. Procure imediatamente o cirurgião-dentista para ser feito o reimplante.

- O tratamento terá melhor resultado quando o reimplante for realizado entre 15 30 minutos após avulsão.

     Para casos de fratura da estrutura dentária, localize o pedaço do dente, siga as orientações descritas acima e busque o profissional para fixação e colagem do fragmento.

      É importante saber que reimplantes de dente decíduos podem causar anquilose e dificultar na erupção dos dentes permanentes. Para isso, o acompanhamento clínico e radiográfico com o cirurgião-dentista, evita sequelas.


                                Dra Cristielli Orlandini
                                    CRO-RJ 25045
                             Coordenação Odontológica Projeto Doutores de Coração


Dúvidas sobre esse assunto? Deixe aqui seu comentário e buscaremos esclarecer.

Essas informações têm objetivos meramente informativo e educacional. Para fins de orientação procure o profissional adequado para o devido esclarecimento.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Falhas de memória

                                                                Falhas de memória


           Uma queixa frequente em nossos atendimentos é a dificuldade em lembrar de atividades, objetos ou informações relacionadas ao dia-a-dia, essa dificuldade pode ser nomeada como falhas de memória, que se manifestam, por exemplo, quando passamos horas procurando um objeto guardado, ou tentando lembrar um recado que alguém deixou.

           Muitos aspectos estão envolvidos no processo de esquecimento de informações, que podem se desenvolver por aspectos orgânicos, como déficits cognitivos e patologias neurológicas, que precisam ser investigados por médicos. Mas, também podem ser influenciados por aspectos emocionais, que surgem a partir de conflitos pessoais, familiares, profissionais ou sociais, que podem ser tratados por psicólogos.

            Por essas questões é fundamental buscar a avaliação e orientação médica, assim como, em relação às questões emocionais, o acompanhamento psicológico é indispensável. Sendo possível a realização de um trabalho em conjunto entre os profissionais.

             Em relação aos aspectos psicológicos, precisamos compreender que a memória é seletiva, e que no processo de esquecimento, o estresse, a ansiedade, angústia, depressão são componentes bastante frequentes no quadro clínico do paciente. Deste modo, a psicologia atua auxiliando o sujeito a buscar compreender que fatores estão influenciando em seu processo de esquecimento, para em seguida, trabalhar com o paciente formas para lidar com estes conflitos emocionais, buscando a melhor forma possível.

              É muito importante compreender que a memória não é um fenômeno isolado dentro do organismo, mas faz parte de todo um sistema, que precisa ser tratado por diversos ângulos, que envolvem os aspectos biológicos, psicológicos e sociais do paciente.



                                                                  Envelhe-sendo Espaço Clínico

                                                                    Bruno Fernandes Barcellos

                                                                      Psicólogo Coordenador

                                                                            CRP: 05/39656

                                                                       Celular: (21) 9322-5829



                                                                       http://www.envelhe-sendo.com/

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Entrevista Rádio Rio de Janeiro Dr. Alexandre Drumond





Sexta-feira, dia 15 de abril, às 10h40min, na Rádio Rio de Janeiro 1400 AM, escute a entrevista do médico cardiologista Dr. Alexandre Drumond presidente de honra do Instituto Doutores de Coração falando sobre a síndrome do coração partido.

Parabéns por um ano de vida ao Projeto Envelhe-sendo

 

sexta-feira, 8 de abril de 2011

quinta-feira, 7 de abril de 2011